08/09/2015

Felicidade, crônica #4


"Acreditar que felicidade é um sentimento difícil, mas possível de alcançar."

Às vezes, a vontade é de dar uns tapas. Sério? Sentimento difícil, mas possível de alcançar? Só porque dizemos "altos e baixos" vivemos em uma escala? Um tipo de gráfico?... Não consigo expressar a tamanha indignação que senti quando li isso. Mas esse post é pra tentar...


Pra começar, o que é felicidade? Um sentimento, sinônimo: alegria. O que significa dizer que uma pessoa é feliz? Que está sempre sorrindo, ajudando os outros, cumprindo seus deveres, apaixonada...? Não. Bem longe, na verdade. Um pessoa não pode ser literalmente feliz, porque isso não é da nossa natureza, nem de qualquer outro animal. Pode é ser positiva, esperançosa, caridosa, caprichosa, responsável e/ou comprometida, mas feliz, não.


Então é impossível sermos felizes? Não, bem longe disso também. Felicidade absoluta é impossível, ou seja, todos temos momentos ruins, passamos por situações que não gostaríamos de ter passado e nos sentimos vazios de vez em quando, claro que a frequência muda de pessoa pra pessoa. Mas isso não significa que a que tem a vida mais tranquila é mais feliz.


Feliz é aquela pessoa que sabe rir dos outros e de si. E aquela que além de rir, dá gargalhada, daquelas bem estranhas e altas. É quem dá o mesmo sorriso verdadeiro quando ganha uma joia ou uma flor arrancada do jardim da vizinha. É quem olha pro céu e não diz que o dia está feio só porque tem nuvens lá. É quem abraça e é abraçado, beija e é beijado. Quem canta no chuveiro, carro e até no meio na rua. É quem faz o dia ser bonito, independente de tudo.


Felicidade é um sentimento em um momento, por isso algumas lembranças podem e são felizes. E sobre esses momentos, como "alcançá-los"? É muito "difícil"? Bem longe disso... É bem simples, na verdade. Seja lendo um livro, vendo um filme ou um episódio ou até a temporada inteira... Caminhando descalço e/ou na terra. Sentindo o cheiro de chuva ou grama cortada. 


Pra alguns, comprando. Pra outros, dividindo. Pra mim, todos citados nesse post e muito mais. Um dos favoritos? Praia. Caminhar pela beira do mar, molhando os pés, sentindo a areia entre os dedos e a água passeando pela perna. O vento na cara, tirando o cabelo do rosto e com a brisa o cheiro... ah, o cheiro. Até o gosto salgado de esperma de baleia nos engasgos entre os mergulhos.

O final foi só porque o texto tava fofo demais... E não citei um, quando estou com as minhas melhores amigas, contando e ouvindo histórias, lembrando e criando-as, sempre rindo, com uma pitada de felicidade.
Juh.

2 comentários:

  1. Adorei o texto, é algo que eu estava realmente pensando hoje, sobre a felicidade. E pensei em o que me faz feliz, o por que de estar feliz do nada, e entrei em algumas conclusões pessoais que pretendo transformar em um texto no blog kkkk
    Mas sim, felicidade é sorrir de qualquer coisa, é não se deixar abater por aquele mal entendido. É sorrir quando ver o sol, e sorrir quando ver a lua. Felicidade é o que te faz respirar todos os dias.

    http://www.agindodiferente.com/

    ResponderExcluir
  2. MENINA ME BJA UHAUAHUAHAU
    VOU COLAR ESSE TEXTO NA TESTA HAUHA
    Disse tudo huahua
    http://5dascha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir